Primeiros Socorros

Os primeiros socorros são procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida, procurando manter os sinais vitais bem como impedir o agravamento, até que a vítima receba adequada assistência. Portanto, a prestação de primeiros socorros não exclui a importante avaliação de um médico, sendo de fundamental necessidade o atendimento clínico o mais breve possível.
Nesta ocasião o indivíduo que primeiro inicia o auxílio, geralmente aquele que presenciou ou chegou instantes do ocorrido, necessita manter a calma para agir sem pânico, procedendo de forma rápida, precisa e com precaução, atento a condições que não coloque a vítima em risco.
Entre os principais aspectos destacam-se: percepção sobre a dimensão e gravidade do acontecimento, solicitar auxílio de outra pessoa mais próxima e capacitada, comunicar entidades públicas competentes (órgãos de saúde – SAMU / 192, Corpo de Bombeiro / 193, se for o caso a Polícia / 190), transmitir tranqüilidade e confiança aos envolvidos em estado consciente, improviso e agilidade empregada aos conhecimentos básicos de primeiros socorros.
Transporte de vítimas:
- Visualmente (sem tocar a vítima), observar qualquer ocorrência de fratura; - Se a vítima estiver lúcida, respondendo com clareza a perguntas diretas, averiguar aspectos relativos à sensibilidade; - Se suspeitar ou constatar fraturas (principalmente vertebral), manter a vítima imóvel no local do acidente, não provocando o deslocamento da mesma. - Havendo necessária remoção, arrastar a pessoa acidentada com auxílio de um cobertor ou tábua, mantendo a cabeça da vítima erguida;
Parada Cárdio-respiratória: - Observar ausência de movimentos do tórax, respiração e pulsação, arroxeamento da face e unhas, baixa temperatura corporal, inconsciência e imobilidade; - Não é recomendo reanimar a vítima, fornecendo a ela substâncias para comer, beber ou cheirar. - A pessoa ferida deve ser colocada com cuidado de costas para o chão, com devida atenção, evitando qualquer lesão na medula ou comprometimento já existente; - Deve ser verificada (visualmente) obstrução das vias respiratórias: nasal e bucal, retirando se possível qualquer objeto que impeça a respiração da vítima; - Com as mãos posicionadas sobre a região inferior do osso vertical externo, no centro do peito deve ser iniciada a massagem cardíaca, efetuando pressões no tórax em intervalos curtos; - No mesmo instante da massagem, outra pessoa deve realizar respiração boca-a-boca, estendendo levemente a cabeça da pessoa para traz, mantendo o queijo erguido, evitando assim dobra do pescoço; - Com o indicador e o polegar, devem ser fechadas as narinas da vítima; - Em seguida deve-se abrir a boca da vítima, posicionando os lábios do socorrista contra os lábios da vítima, enchendo os pulmões de ar e soprando até inflar os pulmões do acidentado, distendendo o tórax. - O processo associado de respiração boca-a-boca e massagem deve ser repetido continuamente até que o coração volte a pulsar, obedecendo a freqüência de um sopro para cada cinco pressões. Observação: caso esteja sozinho, são aconselhados dois sopros para cada dez pressões torácicas.
Queimaduras - Isolar a vítima do agente causador do acidente (fogo ou substâncias químicas lesivas: por exemplo, um ácido); - Lavar a área queimada com água corrente limpa; - Se houver tecido da vestimenta aderido ao ferimento, este pode ser retirado de forma a não aumentar a lesão, no instante em que se estiver lavando o local; - Não colocar água fria, gelo ou sabão sobre o ferimento; - proteja o local com pano e tecido limpo, mantendo a região mais elevada em relação ao resto do corpo para evitar inchaço; - Procure um centro de queimadura mais próximo de sua residência.
Corte - Lave o local com água limpa e pressione levemente o ferimento com pano até cessar o sangramento; - Não utilize soluções ou medicamentos caseiros, evitando processo alérgico ou infecções; - Se houver necessidade de sutura (ponto), caso o corte seja profundo, deve ser procurado uma unidade hospitalar. - É importante não deixar um ferimento grave exposto ao ar livre, sujeito a contaminação e infecção.
Fraturas - Se a fratura for exposta, cubra o ferimento com gaze ou pano limpo. Em hipótese alguma tente realinhar o membro ou retornar o osso, isso pode agravar a situação; - Imobilize a região lesada com tábua, papelão ou madeira, envolvendo uma faixa; - Em caso de sangramento incessante (hemorragia), realize uma leve compressão com pano limpo.
Faça o download no link abaixo do manual completo de Primeiros Socorros e guarde para as emergências: Clique aki
Fonte: Por Krukemberghe Fonseca Graduado em Biologia Equipe Brasil Escola

1 Seu comentário é importante:

Monitor Breno disse...

Nunca houve problemas graves de saúde em atividades no nosso grupo...e espero que agente continue invicto !!

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot