Noticias

Escoteiros de Aracaju fazem parte do Projeto Plantando Cidadania

clique para ampliarPlantio fez parte do projeto Plantando Cidadania (Fotos: Ascom/Emsurb)
clique para ampliarAtividades foram concentradas no Parque da Cidade
clique para ampliar
clique para ampliarFrancisco Ney, Emsurb, Nicanor Moura, Defesa Civil, e Carlos Alberto Nascimento

Durante os finais de semana crianças e adolescentes costumam deixar de lado a preocupação das tarefas escolares para contar histórias, inventar brincadeiras ou aproveitar o dia reunidos com os pais. Outros, como um grupo de amigos, integrantes da União dos Escoteiros do Brasil (UEB-Sergipe), passam o sábado e o domingo promovendo a cidadania, ajudando as pessoas e despertando nelas o interesse pelo senso de coletividade.

Exemplo disso aconteceu neste sábado, 5, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, quando a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), disponibilizou 100 mudas de árvores para o plantio no Parque da Cidade, local conhecido também como Morro do Urubu. A ação fez parte do projeto ‘Plantando Cidadania', lançado pela prefeitura com o objetivo de arborizar a cidade com 30 mil mudas ao longo do ano.

Cerca de 150 jovens escoteiros, munidos de enxadas, cavadores reto e pás, desbravaram a região do Parque da Cidade, uma área de preservação permanente, ainda com resquícios de Mata Atlântica, para plantar as mudas em locais considerados de risco. "Foi muito importante participar dessa atividade porque passamos a conhecer uma área de encosta que representa um perigo para os moradores abaixo. Essa parceria com a União dos Escoteiros do Brasil deverá ser ampliada para que possamos promover o plantio de mais árvores no local", ressaltou o gerente de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney.

Orientados pelo diretor técnico da UEB-SE, Carlos Alberto Nascimentos, os escoteiros realizaram o plantio de seis espécies de árvores como o jambo, craibeira, flamboyant, neen indiana, felício e tamboril. "O foco de nosso trabalho é formar cidadãos. Eles sabem da importância de preservar o meio ambiente e por isso que realizamos essa atividade. Nós percebemos que no Parque da Cidade existe uma área de risco, com uma encosta que foi devastada pela ação humana, e que precisa urgentemente de uma reflorestamento", registrou Carlos Alberto.

Rafael Santana Santos, escoteiro há 5 anos, sabe da necessidade recuperar e preservar o meio ambiente. "É uma ajuda que nós estamos dando para a comunidade. Agora não basta que a gente venha aqui e plante essas árvores. As pessoas precisam cuidar para que elas cresçam", comentou. "É muito bom participar do grupo porque sempre fazemos coisas diferentes", destacou o jovem.

O diretor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Urubu, Mário Sérgio, enfatizou que a participação da sociedade para a redução dos problemas relacionados ao meio ambiente é o principal desafio. "Os escoteiros estão dando um grande exemplo para toda a população. Mostra que eles estão preocupados com a comunidade que mora próxima à encosta. Devemos incentivar esse tipo de atividade", disse. O plantio foi acompanhado também pelo diretor da Defesa Civil de Aracaju, Nicanor Moura Neto.

Plantando Cidadania

A meta do projeto ‘Plantando Cidadania' é plantar 30 mil mudas ao longo do ano. O objetivo é melhorar o microclima de Aracaju, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças, embelezar a cidade e garantir alimentação à avifauna urbana. Tudo isso através do plantio de árvores de norte a sul da capital, em logradouros públicos, ciclovias, praças, canteiros, prédios públicos e outros espaços.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em 1972 em Estocolmo, na Suécia, foi recomendada a criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser comemorado no dia 5 de junho. O governo brasileiro ratificou a data através do decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981.

Matéria retirada do site: http://www.aracaju.se.gov.br/

1 Seu comentário é importante:

everson disse...

e bom participar de varios projeto de limpeza na ruas

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot