Limpo de Corpo, Alma e Drogas. XII Mutcom Escoteiro

O nosso grupo sempre visa orientar os jovens para o caminho do bem e por isso não deixaríamos de participar de um evento que a União dos Escoteiros do Brasil(U.E.B.) propôs de grande importância, tal evento é o XII Mutirão escoteiro de Ação Comunitária, que esta ano está combatendo as Drogas

O mutirão nacional de ação comunitária trata-se de uma brilhante iniciativa da União dos Escoteiros do Brasil, que tem se mostrado preocupada com os problemas que vem atingindo a sociedade brasileira, em vários aspectos e contextos principalmente no tocante as drogas, que vem destruindo famílias e elevado o grau de violência em todo país. Portanto o trabalho e a conscientização das pessoas com o desenvolvimento de temas relevantes sermos capazes de alcançarmos os nossos objetivos: Limpo de Corpo, Alma e Drogas.

A UEB distribuiu um material com cerca de 16 sugestões de atividades dentre elas está um Quiz(jogo de perguntas) sobre as drogas, e foi essa que escolhemos para realizar no nosso grupo.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
Os escoteiros foram divididos em suas respectivas patrulhas, e antes de iniciar o Quiz, foi dado um breve resumo dos malefícios das Drogas. Logo após foi iniciado as perguntas relacionadas as drogas, a cada pergunta feita os escoteiros discutiam entre si, qual a resposta correta;
Após um tempo determinado, era chamado a frente um representante de cada patrulha(equipe) para dizer a resposta que foi discutida e as patrulhas que acertassem marcariam ponto;
Foram realizadas cerca de 25 questionários abordando diversas questões discursivas, e objetivas sobre as drogas lícitas e ilícitas. Ao final o nosso Chefe Borges, finalizou com um depoimento sobre a realidade dos jovens perdidos no mundo das drogas.
Para fazer o download do Quiz baixe aqui!
Fotos por Paulo Dias
TEXTO DA UEB
A juventude e as drogas

As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física e psicológica. Seu uso sistemático traz sérias conseqüências físicas, psicológicas e sociais, podendo levar à morte em casos extremos, em geral por problemas circulatórios ou respiratórios. As drogas também estão relacionadas a maior parte dos óbitos nos acidentes de trânsito, e grande parte dos homicídios e suicídios. Além das drogas tradicionais, os especialistas também incluem na lista o cigarro e o álcool.

Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem maconha. Hoje, o baixo custo do crack, uma variação da cocaína, permite que pessoas de classes menos favorecidas tenham acesso à droga. O crack está presente entre meninos de rua, estudantes e adultos, sem grupo ou idade específica e o numero de usuários no Brasil cresce a cada dia. Atualmente, cerca de 5% dos brasileiros são dependentes químicos de alguma droga.

Os especialistas afirmam que o melhor modo de combater as drogas é a prevenção. Informação, educação e diálogo são apontados como o melhor caminho para impedir que adolescentes se viciem.

SEGUE ABAIXO O LINK DO BLOG OFICIAL DO EVENTO

http://mutcomescoteiro.wordpress.com/

9 Seu comentário é importante:

Luis Fernando disse...

Gostei Muito Desse mutirão q teve pq eu fiquei sabendo mas como a droga fais mal e nos q somos escoteiros temos q ser limpo de corpo e alma..
E Eu li do um conselho de amigo mesmo nunca queira entra no mundo das drogas

Monitor Breno disse...

Ótimo evento promovido pela chefia do G.E.S.R.....e espero que teja muito mais do que isso.....Pois se divertimos aprendendo um pouco mais...

geidson disse...

eu gostei muito por que ensina a nos ñ usar drogar ,sabemos o que a droga pode causar e o que pode fazer em uma pessoas.

caio disse...

eu gostei muito do mutirão porque e sobre o combate as drogas es as drogas e um mal que vai acabar no mundo!!

igor felix frr disse...

não pude comparecer por casos de saúde,mas pelas fotos deu para ver muita interatividade de todos gostei de ver ás fotos

pedro disse...

gostei muito dessa atividades ajudou no nosso conhesimento sobre as drogas...

everson disse...

parabéns a todo que foram ao mutirão das drogas

lucas dias disse...

gostei muito desse multirao...

La ragazza disse...

Muito interessante.

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot