Veja o que aconteceu com o Escoteiro Silvinho !





VOCÊ SABE O QUE É BOA AÇÃO?

A campainha tocou e Silvinho sorriu. Passou toda a aula da professora Doralice a sonhar com a bela mochila e o cantil que vira ontem nas lojas Abil. Não era e nunca foi um mau aluno. Suas notas eram as melhores da classe. Chefe Marcio sorria sempre quando ele apresentava seu boletim, pois sabia que isto dava pontos a sua Patrulha. Os Morcegos eram amigos de fato. E ele os considerava a todos seus irmãos.

Saiu apressado da escola e logo via as Lojas Abil. Entrou sem correr. Não queria que pensassem que era um moleque qualquer. Não era. Era um Escoteiro, e dos bons. Foi logo onde expunham os materiais de camping. Viu alegre a mochila verde acolchoada pendurada. Seus olhos brilhavam. Lá estava o cantil. Lindo. Dois litros. Todo com capa impermeável. Ainda não tinham vendido. Já tinha visto o preço. A mochila duzentos e cinquenta e o cantil sessenta. 

Um dia iria comprar os dois, prometera a si mesmo. Seu pai nunca teria essa quantia, pois eram pobres muito pobres. Uma pequena Sapataria e pouco a fazer. Mas ele se orgulhava do pai. O achava o melhor pai do mundo. Que o Chefe Marcio desculpasse, mas seu pai era seu herói. Não demorou muito na loja. Sua mãe ficaria preocupada se chegasse tarde. Saiu assoviando. Gostava de assoviar. “Vem depressa correndo Escoteiro, ajudar o cozinheiro a fazer o jantar!”. Gostava dessa música.

Desceu a Rua dos Caracóis e ao atravessar a ponte notou debaixo de uma lata vazia uma carteira. Foi lá e viu que estava recheada. Achou que tinha mais de oitocentos reais. Uma fortuna para ele e para o pai dele. Muitos documentos. Chegou a casa e pensou – Poderia ficar com esse dinheiro e comprar minha mochila e o cantil, o que sobrar dar para a mamãe fazer a feira. Mas ele no fundo sabia que não faria isso. Não tinha como explicar e sabia que o Escoteiro é leal, tem caráter e ética.

Procurou seu pai. Explicou. Ambos olharam os documentos. Dr. Mario Marcelo, dentista. O endereço no Bairro Palmeiras, Rua do Lavrador 115. Seu pai só tinha quinze reais para o ônibus ida e volta. Era para a carne que pretendia comprar para a janta. Fica para outro dia. Silvinho, vamos lá entregar? Claro papai. E lá foram eles abraçados, alegres e o pai até cantava com ele uma canção que aprendeu há muito tempo com seus avós. “A montanha feliz”.

Chegaram ao endereço indicado. Silvinho foi de uniforme. Era seu dia. Sua boa ação. Fazia questão de se apresentar assim. Bateram a porta. Uma moça atendeu. – Poderia falar com o Doutor Mario? – Ele está ocupado respondeu ela. Podem falar comigo. Preferimos que seja ele. Ela nem respondeu e fechou a porta. Os dois ficaram ali esperando e sentaram no meio fio da rua. 

Uma hora depois ele gritou na porta do seu consultório – O que querem comigo, falou bruscamente. Estou muito ocupado! – Silvinho se aproximou – Doutor desculpe. Achei sua carteira e vim devolver. Por favor, meu pai insistia. Verifique se não está faltando nada! – O doutor olhou, e falou. Tudo bem não falta nada. Agora me deixem em paz, estou ocupado com dois clientes me esperando. E fechou a porta na cara dos dois.

Silvinho olhou para seu pai e perguntou? Está certo assim pai? Claro filho. Fez o que devia fazer. Se ele não reconheceu não importa. Importa seu ato de caráter. De dignidade. Eu tenho o maior orgulho de você e olhe, prometo que um dia vou lhe dar aquela mochila e o cantil. Quem sabe ganho um dinheiro a mais?
E foram os dois cantando pela rua afora, sem ao menos guardar o menor rancor do doutor Mario. Silvinho sentia-se feliz. Ia contar a boa ação para seu Chefe. Sabia que ele iria gostar. Não iria vangloriar e nem contar que o doutor fora mal educado. Ele sabia que o importante foi o que fez. O que os outros fazem e se você não pode ajudar, deixa para Deus resolver. 


Chefe Osvaldo

9 Seu comentário é importante:

Breno disse...

Gostei muito da história, espero que os nossos escoteiros, entenda isso como uma lição.

EVERSON disse...

E MUITO INTERESSANTE A HISTÓRIA DE SILVINHO, PORQUE ELE SEMPRE SE INTERESSOU PELO ESTUDO

♥♥ Denys ♥♥ disse...

Essa história é muito linda eu entende , espero que os outros lerem goste com eu gostei, que sirva de lição para todos...

caio colina disse...

Adorei a historia.E muito boa leiam!!

Monitor Lucas Pedro disse...

Gostei muito da história, um escoteiro que aprendeu cisas boas lá no escoteiro, espero que isso seja uma lição, e que todos façam á mesma coisa, independentemente da retribuição da pessoa á você, o que importa é o seu caráter.....por isso e muitas coisas que eu sou Escoteiro!

Wagner disse...

Gostei muito da história espero que todos os escoteiros sigam esse exemplo do escoteiro Silvinho.

Monitor Fernando disse...

muito interessante a historia e espero que outras pessoas que leiam essa historia entenda como uma lição

mateus vasco disse...

Gostei muito da historia espero que todos siga o que ela DIS que é : um menino que acha uma boa quantia de dinheiro,sendo que queria comprar uma mochila de 200 reais, mas á sua família não tinha o dinheiro, logo em seguida ele acha esse dinheiro, mas devolve ao dono, ato de escotismo..... espero que todos aja assim!

Monitor Ewerton Rosa disse...

O escoteiro Silvinho mostrou seu caráter,mostrou que não devemos ficar com o que não é nosso,mesmo precisando,passou por cima de suas difulcudades finaceiras,mostrando ser um verdadeiro escoteiro.Uma bela história...Sempre alerta!

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot