Escotismo a escola da vida !


(Dedico à todos aqueles que se dizem ou se disseram escoteiros)



Das cores da natureza,
Das flores sem perfume,
Das coisas sem beleza,
De uma faca sem gume.

Das coisas impossíveis,
Doutras sem valor,
Realidades invisíveis,
De um mundo sem amor.

Disso tudo,
Encontrei algo especial, 
Passei a ver diferente o mundo,
Vi que sonho pode ser real.

Aprendi a amar o ser humano,
A falar somente a verdade,
Gostar de minha família tanto,
Descobri o sentido da felicidade.

Aprendi a cumprir deveres,
Para com a Pátria e Deus,
Ajudar estes ou aqueles,
Exigir os direitos meus.

Ganhei forças pra lutar,
Coragem pra seguir em frente,
Pra querer esse mundo mudar,
E o futuro ser tão diferente.

Dos amores trago feridas,
Do mundo a tristeza de uma criança,
Dos outros uma alma mutilada e partida,
Do escotismo? A esperança.

Não se farei o suficiente,
Espero fazer o importante,
E ainda que pra toda essa gente,
Haja a certeza de um horizonte.

Não sou super-homem,
Nem tão pouco o serei,
Mas aqui, onde a miséria tudo consome,
Na pirâmide da vida, um tijolo eu deixarei,
Não quero que esteja meu nome,
Somente escotismo, a escola da vida que estudei...

Autor: Oziel Soares de Albuquerque

30 Seu comentário é importante:

Monitor Lucas Pedro disse...

Vai fazer mais de três anos que eu estou no grupo escoteiro, Nunca tive vergonha de ser, e aprendi muitas coisas boas lá, pretendo ficar lá por ainda uns anos!

Monitor Lucas Pedro disse...

SOU ESCOTEIRO E Ñ TENHO VERGONHA DISSO, TODOS DA RUA QUE EU MORO SABEM DISSO,, GOSTO MUITO DE PRATICAR O ESCOTISMO, É UMA HONRA PARTICIPA DO GRUPO ESCOTEIRO SILVIO ROMERO!!

Juninho disse...

isso mesmo, aprendi a amar mais as pessoas a gostar mais ainda da minha família, aprendi a sonhar alto e com esperança de conseguir , Obrigado escoteiro por mim torna outra pessoa obrigado mesmo !!

Unknown disse...

sou escoteiro tem quase 2 anos numca tive vergonha de diser sou escoteiro no grupo aprendi muintas coisas fis amizades e varias outras coisas.

RAIMUNDO disse...

É COMO O TITULO DIS SIM SOU ESCOTEIRO! E NÂO TENHO VERGONHA DISSO! JÁ FUI PARA DOIS ACONTONAMENTO E QUERO MARCA NA ESTORIA DESE GRUPO MAIS NÃO COMO UM SIMPLES CONPONENTEN

Bruno: patrulha pantera. disse...

Nao tenho vergonha de falar que sou escoteiro por que o escoteiro que fala que tem vergonha de falar que e escoteiro ele numca vai saber oque e sentir amor de ser escoteiro nao esconda de niguem que vc e escoteiro e temha orgulho de falar que vc e escoteiro.Não quero que esteja meu nome,
Somente escotismo, a escola da vida que estudei.../SEMPRE ALERTA PARA TODOS ESCOTEIRO.

mayky disse...

Aprendi muitas coisas com o escotismo.A melhor coisa que eu aprendi foi ser amigos de todo e irmãos dos demais escoteiros.E eu ñ tenho vergonha de ser escoteiro...SEMPRE ALERTA

Ildemar Borges disse...

O titulo "Escotismo a escola da vida" ,por si só informa o que apresenta esse grupo na nossa querida Lagarto,assim como eu tenho aprendido "nessa escola da vida" acredito que muitos jovens são grato pelo carinho e honestidade de uma instituição que visa o melhor para a sociedade jovem lagartense.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ismar Viana disse...

É um equívoco acreditarmos que a responsabilidade pela formação moral incumbe tão somente à família. Acredito que no processo de formação moral há vários atores, cuja participação reputo imprescindível. Defendo esse ponto de vista justamente porque vejo que o "ESCOTISMO" revela-se como um desses atores. Não quero dizer com isso que quem não tenha sido Escoteiro não seja moralmente preparado para a vida, mas sim que a grande maioria dos Escoteiros abstraíram das lições Escoteiras a arte de servir, sempre ALERTA AO PRÓXIMO. Como consequência desse aprendizado, surge a equilibrada e sólida formação moral inerente às pessoas que participaram desse seleto grupo.
Orgulha-me ter sido Escoteiro do Grupo Sílvio Romero.

Monitor Lucas Pedro disse...

Gostei muito desta postagem, sou escoteiro e aprender muitas coisas boas que servirá para o meu futuro, agradeço ao Chefe Borges, Pretendo ajudar muito este Grupo Escoteiro Silvio Romero. Quero parabenizar o bonito comentário do Ismar Viana !

Monitor Ewerton Rosa disse...

Parabéns chefe, pela postagem. Belo poema do Oziel Soares de Albuquerque.

Anônimo disse...

nunca vi uma poesia mexer tamto comigo e muito lindaa queria que vc fosse meu chefe borges mas eu sei que vc e meu chefe de coraçao

Robson Santana disse...

APRENDI MUITO COM O ESCOTISMO, AMAR O PRÓXIMO, SER LEAL, AMAR A NATUREZA E VARIAS OUTRA COISAS, O ESCOTISMO TORNA AS PESSOAS MAIS HUMANAS. OBRIGADO AO ESCOTISMO POR TANTAS LEMBRANÇAS BOAS E VARIAS IDEOLOGIAS QUE LEVAREI PARA A VIDA TODA. SEMPRE ALERTA !

portal wmw disse...

De todos os momentos que vivi sem duvidas o tempo que passei como escoteiro foi um dos mais sublimes, período de descoberta onde tudo é diferente, onde estamos formando um perfio, um verdadeiro caráter.Foi ai que o 14º G.Escoteiro Silvo Romero entrou influenciando na minha formação, na minha forma de pensar e ver o mundo, de forma mais especifica na forma de como me comportar diante do mundo, hoje agradeço ao chefe Borges, por ter me orientado e me ensinado a viver e como já dizia o grande Newton, " se hoje sou quem sou é porque me apoiei em ombros de gigantes." Em fim se fosse para voltar no tempo eu escolheria reviver cada momento em que passei no grupo pois, o tempo passa e com ele aprendemos a verdadeira essência da vida!

Adriana Soares disse...

Super amei.........
Profundo e preciso...
Um super abraços a todos escoteiros...!

DENYS disse...

BOM VAI FAZER 3 ANOS QUE PARTICIPO DESSE GRANDE GRUPO...TENHO MUITO ORGULHO DE PARTICIPAR, E N TENHO VERGONHA DE DIZER PRA NINGUEM...!!SEMPRE ALERTE

saulo disse...

Com o gupo Escotero Silvio Romero eu aprendir isso tudo que o poema fala !!! e pretendo aprender mais ainda com esse movimento escotero !!!!!

alexandre victor disse...

Bom acho que vai fazer um ano que estou no grupo escoteiro e estou gostando muito de participar dele e tenho orgulho de dizer que sou escoteiro para todos SEMPRE ALERTA.

Caio colina disse...

Eu aprendi coisas boas nesse grupo!Sem esse grupo eu n seria oq sou hoje..Eu mim orgulho de ser ESCOTEIRO.

Monitor Ewerton Rosa disse...

Nesta escola da vida, cada vez mais desenvolvo tanto físico, quanto o psicológico, isto é importante no decorrer da vida. São varias as coisas que o escotismo ajuda,principalmente na formação do caráter. Eu tenho muito orgulho de ser escoteiro!

MONITOR HELMIX LEAL disse...

sou escoteiro e tenho orgulho disso eu amo esse grupo sou escoteiro sempre escoteiro.

Mateus Santos disse...

O escoteiro mudou á minha vida, isso ñ nego á neguem, quando cheguei em lagarto pensei que minha vida seria ruim mas ñ apareceu o Grupo Escoteiro na Minha vida e acabou mudando tudo!

matheus paixao disse...

o escoteiro mudou a minha vida toda antes eu aprontava na ruas de lagarto e quando eu entrei no escoteiro eu apredi os 10 artigos e os amigos chama bora pertuba eu digo nao eu so escoteiro ie obidiente e diciplinado

EVERSON disse...

UMA POESIA MUITO LINDA COM RIMAS E COM O VALOR
QUE O ESCOTISMO TEM SOBRE AS FLORES E OS ANIMAIS E O 5º ARTIGO FALA O ESCOTEIRO E CORTEZ QUE DIZER O ESCOTEIRO E EDUCADO

roni clay disse...

sou escoteiro de corpo e alma,tenho orgulho de ser componente da patrulha bùfalo.

SUB:WILLIAM SILVA disse...

sou escoteiro com muito orgulho e,nao tenho vergonha disso,ser escoteiro e ser seguidor das leis escoteiras,sempre alerta.

Luis Fernando disse...

uma poesia muito linda e que todos que for escoteiro n tenha vergonha de se mostrar que vc é escoteiro pos o escotismo é conhecido no mundo todo.

Anônimo disse...

Eu amo meu grupo escoteiro aguia de ouro em biguaçu sc eh divertido fazer e vergonha de ser uma escoteira nenhuma e respeito os outros grupos

SUB-EVERSON disse...

EU NÃO TENHO VERGONHA DE DIZER EU TENHO ORGULHO DE SER ESCOTEIRO, O ESCOTISMO E UMA ESCOLA POIS APRENDEMOS MUITAS COISAS PARA NOSSA VIDA
A POESIA E MUITO LINDA

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot