Aprenda tudo sobre barracas

A Barraca é a sua casa no Acampamento!!

Como foi dito acima, a barraca será o seu lar durante o acampamento, ou jornada, viagem. Portanto a barraca, deve ser uma confortável residência, deve ser colocada em lugar bem seco ou gramado, onde bata o sol da manhã ( o ideal que você tenha uma lona para colocar abaixo da barraca). Nunca a instale no capim alto, nem muito próximo a um rio, nem em lugar muito sombrio.

Existem atualmente vários tipos de barraca, sendo sem dúvida as melhores, as que possuem o assoalho impermeável, fixo as paredes. Isso assegura um perfeito isolamento da umidade do solo,e, quando a porta está fechada, impede a entrada de qualquer animal, até mesmo, insetos.

TIPOS DE BARRACA

Barraca tipo igluBarraca de alta montanha

Barraca suspensaBarraca canadense
ALGUMAS DICAS DE COMO MONTAR SUA BARRACA!!

A mon tagem varia de acordo com o tipo de barraca. Os tipos mais comuns usados atualmente, podem ser montados pelo seguinte passos:

  1. Desdobre a barraca, estendendo-a no chão. Verifique que suas portas estejam fechadas.
  2. Crave os espeques que prendem o assoalho ao chão.
  3. Monte a armação (varetas de vibra ou tubos)
  4. Prenda a barraca nas varetas (normalmente umas tirinhas com ganchinhos)
  5. Coloque o sobre-teto por cima da barraca, verifique o lado da porta, estique bem e coloque os espeques, sem bater muito.
  6. Cave a valeta de drenagem, para o caso de chuvas fortes.
  7. Fixe os espeques, firmemente no chão.
MAIS ALGUMAS DICAS

Os espeques devem sempre ser colocados a 45º de inclinação.Na falta do espeque original de sua barraca você pode improvisar, corte uma maderinha de + - 20cm afie a ponta e faça uma cava para o esticador
Cave a valeta de drenagem, para o caso de chuvas fortes.

obs:

A ponta do sopre-teto deve ficar em cima da vala, não esqueça de fazer uma saída para a água na direção do terreno mais baixo.

A Barraca para Alta Montanha

Quando você coloca sobre a mesa da sua casa uma garrafa recém tirada da geladeira, depois de alguns minutos ela começa a "suar", isto é, o vapor d'água presente no ar à sua volta, por estar numa temperatura mais alta do que a da garrafa esfria-se ao entrar em contato com a sua superfície externa e acaba se condensando.

Quando você coloca uma panela com tampa bem fechada, ainda morna, dentro da geladeira o metal da panela resfria-se rapidamente, todavia o ar dentro da panela esfria-se mais devagar. Enquanto houver essa diferença de temperatura entre o metal da panela e o ar que está dentro dela, o vapor d'água presente no ar que está dentro da panela condensa-se e uma boa parte fica acumulada na superfície interna da tampa.

Agora imagine a seguinte situação análoga:

Você está acampado no alto de uma montanha, onde a noite costuma ser bem fria. Chega a hora de dormir, você entra na barraca, fecha bem a porta para que não entre vento, entra no saco de dormir, apaga a lanterna e fecha os olhos.

Depois de alguns minutos você começa a perceber que está "chovendo" dentro da barraca e lá fora o tempo está firme, com céu estrelado. "Chove" tanto que molha o saco de dormir a ponto dele perder o seu papel de aquecê-lo, e você acaba passando a noite acordado, com frio, "torcendo" para que o dia amanheça logo.

Por que isso aconteceu?

Porque você estava dentro de uma barraca sem sobre-teto, ou seja só havia um único pano de cobertura.

O calor do seu corpo aqueceu o ar interno da barraca e como a superfície interna do tecido da mesma estava a uma temperatura muito menor do que a do ar de dentro da barraca, houve então a condensação do vapor d'água na superfície interna do tecido da barraca.

Essa condensação é grande porque o seu corpo permanece continuamente aquecendo o ar do interior da barraca. A partir de um certo tamanho, as gotas formadas desprendem-se da superfície do tecido e caem formando a "chuva" interna.

É o mesmo processo que acontece quando se coloca uma panela quente com tampa dentro da geladeira.

Como evitar essa "fria"?

Só vá acampar numa montanha (ou em qualquer outro lugar que fique muito frio à noite) se estiver com uma barraca com sobre-teto.

O fenômeno físico sempre vai ocorrer, todavia a condensação só acontece na superfície do tecido mais externo. Observe a figura a seguir:

O ar aquecido pelo seu corpo passa pela tela do teto interno e entra em contato com a cobertura externa e acaba se condensando. Todavia quando as gotas caem elas entram em contato com a tela do teto interno (feita de malha bem fina) e escorrem pela parte externa da tela indo até o chão.

O volume de ar existente entre os dois tetos é um isolante térmico; impede que a superfície da tela se resfrie tanto quanto o tecido da cobertura externa, não havendo então condensação nesta parte.

O resultado do uso destes dois tetos é que você passa a noite seco, dorme bem e acorda tranqüilo e bem disposto no dia seguinte.

FONTE: http://www.caoquira.com.br/

4 Seu comentário é importante:

geidson disse...

eu ja aprendir varias coisas

Monitor Breno disse...

Ensina bem direitinho..

igor disse...

ja aprendi como montar uma barraca

chicodebido disse...

e isso ai patrulha cobra se tive acampamento nós estaremos lá passano pela aquela prova que muito nao conseguiram como comando crau

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot