O que é Ser Escoteiro?

SER ESCOTEIRO

Ser escoteiro é, sem dúvidas, antes de tudo, um princípio humano verdadeiro, que se consubstancia em permanecer no anonimato quanto tudo conspira para a imensidão. Ser escoteiro, ainda, é ter o coração preenchido de humildade, não de recursos financeiros, mas sim, de caráter, pois este é, efetivamente, a virtude maior que une os homens, enquanto, o orgulho, pelo contrário, afasta-os.

Um escoteiro feliz e completo não é aquele que sagra-se vitorioso em todas as atividades, pelo contrário, é aquele que reconhece o valor da vitória de seu "oponente", aplaudindo-o, porque em épocas vindouras será a você - que aquele aplaudirá; assim ensina um adágio de enxadristas: "tira-se mais proveito de uma derrota do que cem partidas ganhas". Tal brocardo ensina-nos que, com a derrota, nós evoluímos, aumentando nossas chances de vencer, não só na disputa diária, mas na da VIDA, que é a principal.

Não sabem do orgulho que sente a mãe de escoteiro a cada conquista do seu filho. Muitas vezes, olhava dentro dos olhos de minha genitora e observava a felicidade que a mesma sentia quando eu ganhava, apenas, experiência. Sabia ela, inelutavelmente, que ali, eu estava adquirindo valores imprescindíveis ao homem, como exemplo: lealdade, humildade, fidelidade, respeito, dentre outros. Esses sim, realmente, são os valores que dignificam o homem, cuja essência, dinheiro algum jamais comprará, pois de tão puros e verdadeiros, jamais conseguem sair do âmago de quem, verdadeiramente, os adquiriu.

Então, mais uma vez reitero, ser escoteiro é abdicar do seu deleite para ajudar ao próximo, numa luta incessante de benevolência e altruísmo, que, por sua vez, significa: tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo.

Fui, serei e sou um eterno escoteiro.

Regido por : Rodrigo Freire de Amorim (Valmir)

3 Seu comentário é importante:

Leilson disse...

Belo texto! Parabéns pela postagem

Larissa disse...

Excelentes recomendações. Um abraço forte.

Monitor Breno disse...

Eu me lembro que o auxiliar fez um desafio com esta pergunta...e só eu e outra pessoa respondeu !!
Sou escoteiroo Com Muito Orgulhooo !!!!!!
Sempre ALeeta !!!

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot