Qual o significado da Flor de Lis? Saiba mais...

A Flor de Lis e o seu significado

O símbolo do escotismo não foi escolhido à toa por B.P. ele tem o sua simbologia e história. Tudo iniciou em 1924, quando Lord Baden-Powell fundador do movimento escoteiro escreveu um artigo pouco conhecido por todos, provavelmente editado na revista The Scout (O Escoteiro), que a segue abaixo transcrito:

“O emblema Flor de Lis, símbolo de paz e pureza. A história da Flor de Lis enquanto emblema remonta há muitos séculos atrás, senão mesmo milhares de anos. Na Índia antiga, simbolizava a vida e a ressurreição, enquanto que no Egito era um atributo do deus Horus, cerca de 2000 anos antes de Cristo.
Alguns anos atrás, enquanto era ajudante de campo no meu Regimento, descobri que alguns jovens recrutas eram pouco melhores do que rapazes meio educados. Após alguns anos, quando comandava um esquadrão de cavalaria na Irlanda, treinava os meus homens a serem exploradores, para além dos seus deveres ordinários de combater nas fileiras.
Ensinei-os a encontrar o seu caminho através de territórios desconhecidos lendo e desenhando mapas e redigindo relatórios daquilo que tinham visto, cada homem por si, de noite e de dia; a atravessar rios com os seus cavalos, cozinhar a sua comida, seguir rastos e a manterem-se camuflados enquanto observavam o inimigo. Pensei que algum mérito lhes era devido e conseguir autorização do Departamento de Guerra para conceder a cada homem que se qualificasse como explorador, um emblema que o distinguisse.

Escolhi a Flor de Lis, que apontava no norte nas bússolas, pois, tal como o compasso, estes exploradores podiam mostrar o caminho certo para atravessar um território desconhecido.

Flor de Lis de metal, semelhante à usada pelo Explorador da imagem a baixo

Quando os Escoteiros começaram, anos mais tarde, usei o mesmo emblema para eles, pois, tal como nos exploradores militares, que através do desenvolvimento do seu sentido de dever e hombridade podiam prestar uma ajuda valiosa ao exército, assim os Escuteiros podiam prestar um igualmente valioso serviço ao seu país".

O atual significado que se deve ler da Flor de Lis é que aponta na direção certa e para cima, não virando nem à esquerda nem à direita, uma vez que estes caminhos poderiam levar de novo para trás. As estrelas nas pétalas também podem ser interpretadas como indicação de caminho a evitar, embora o seu significado mais conhecido seja o dos dois olhos do Lobinho que se abriram antes de se tornar Escoteiro, quando obteve a sua insígnia.
As três pétalas da flor de lis relembram ao Escoteiro os três artigos da sua Promessa.”

Copyright C.R. Walker©, 2001

7 Seu comentário é importante:

Luis Fernando disse...

POr risso q a flor de lince é o simbolo do escoteiro ela é tão linda é muito bom eu fica sabendo dessas coisas pra passa pra meus componentes novatos

chicodebido disse...

a flor-de-lis é um simbolo da paz da natureza que lord Barden powell que fundou o escotismo e muito mas as lembrança que traz

everson disse...

a flor e o nosso simbolo que esta na camisa e o sempre alerta

jms. disse...

linda e muito esplicativa o resultado a minha pergunta muito obrigado a equipe muito sabia, ekspert . me abraco a totos vcs. geraldo machado tubarao SC.

Unknown disse...

gostei de saber o significado da flor de lis


Unknown disse...

gostei de saber o significado da flor de lis


Unknown disse...

este site está me ajudando muito a tirar minha promessa! estou no escoteiro há nove meses e so sábado irei completar todos os itens!
beijos!

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot