BioEscotismo - Como Construir um fogão Solar

O escotismo preza por ações ambientais, já que, está escrito na lei escoteira que "O escoteiro é bom para com os animais e as plantas", a proteção do meio ambiente é lei para todo escoteiro. E algumas ações podem fazer a diferença. Projetos como fogões solares são uma boa idéia, há diversos tipos de fogões solares que podem ser feitos com materiais simples e renováveis, há vários modelos, logo abaixo mostraremos como construir um fogão a partir de pneus utilizados.

O projeto abaixo é do site

http://solarcooking.org/portugues/tire_port.htm

1. Há uma enorme escassez de madeira, querosene e combustível para cozinhar. Então, por que nós não usamos o maravilhoso calor do sol para o cozimento dos alimentos?
2. Pegue uma câmara de ar velha de um carro. Se a câmara estiver furada, remende-a. Encha-a e coloque-a sobre uma placa de madeira.
3. Pegue uma vasilha de alumínio com tampa para cozinhar. Pinte o lado externo de preto. Ponha todos os ingredientes para cozinhar Khichdi - arroz, daal, sal, água, etc., nessa vasilha.
4. Coloque a vasilha dentro da câmara. Cubra com um pedaço plano de vidro. Em três horas, o Khichdi estará cozido.
5. O que acontece? O meio da câmara de ar é uma cavidade fechada. O ar não entra nem sai. Os raios de sol entram pelo vidro e ficam "presos". Lentamente, a temperatura do ar aumenta e o Khichdi fica cozido.
E ai gostou??? Quer aprender mais modelos de fogões solar acesse http://www.solarcooking.org/portugues/planos.htm e saiba mais.

1 Seu comentário é importante:

everson disse...

e muito bom aprender construir um fogão

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot