Saiba quais as tradições da patrulha!!

TRADIÇÕES DA PATRULHA

P. L. Philippe fonte: Escoteiro Gaúcho, ano II nº5 jan/fev 55

A patrulha tem suas tradições próprias, que respeitamos e das quais nos sentimos orgulhosos. Só o Conselho de Patrulha está capacitado a considerá-las, modificá-las ou acrescentar novas, ou anulá-las. Todas as decisões são apresentadas para sua aprovação ao Chefe da Tropa. As tradições sempre foram respeitadas, ainda mesmo pelos novos monitores que se sucediam na patrulha: quando queriam mudá-las, sempre foi reunido o Conselho de Patrulha, tendo igualmente sido solicitado, por deferência, o parecer se deu percursor. Nas tradições da patrulha incluímos: - o emblema; - a oração; - as festas de patrulha; - o lema; - o regulamento; - a boa ação; - as especialidades; - o padroeiro; - o grito; - o hino, etc...

Tal é a organização das Cegonhas. Não creias monitor que conseguirá tudo isto de uma só vez. Pouco a pouco ir-se-ão realizando teus ideais, graças a tua energia e imaginação. Não creias que basta que tua patrulha seja um modelo de organização para considerá-la como sendo uma “patrulha ideal”. Tem que ser uma patrulha cheia de vida e de alegria, e, pelo contrário, não basta que uma patrulha tenha um monitor dinâmico e escoteiros de boa vontade para mercer o nome de “patrulha ideal”. Conheci patrulhas em que ninguém sabia o que devia fazer, tanto nos jogos, instalação do acampamento, como na preparação das especialidades. Nestas mesmas patrulhas, avisa-se no último instante a hora das reuniões; os escoteiros chegam tarde aos encontros; o canto da patrulha está em constante desordem ou transformação; o equipamento em mau estado ou extraviado. Enfim, trata-se de uma patrulha sem ordem, de patrulhas que não se acham organizadas. Desejo-te que tua patrulha não se pareça a este desagradável relato.

O REGULAMENTO DA PATRULHA Redatei-o com Paulo, e, em um Conselho de Patrulha memorável, todos os escoteiros promessados aceitaram-no a assinaram. Assim, desde este dia, este regulamento tem sido a “regra de ouro” da vida da patrulha. Cada um de seus escoteiros sabem muito bem que ele deve leal e fielmente observá-lo se quer ser considerado como um membro ativo e apreciado da patrulha. Sabe que se ennhum cumprir o nosso regulamento, logo virá a dissolução de nosso pequeno grupo. Duas vezes o Conselho de Patrulha teve que modificar um pouco nosso regulamento. Suprimimos o que parecia inútil e acrescentamos dois artigos importantes sobre o Lema e os cargos. Eis aqui os principais pontos de nosso Regulamento de Patrulha.

DIREÇÃO DA PATRULHA

“Somente o Monitor dirige. O Sub-Monitor o ajuda e atende. A Patrulha é uma família da qual o Monitor é verdadeiramente o chefe, e na qual deve reinar o que se chama Espírito de Patrulha”.

LEMA E EMBLEMA

“A Patrulha tem um lema conhecido de todos os escoteiros. Convém dizer que este não deve ser letra morta, mas sim o princípio diretivo da patrulha”.

CARGOS E POSTOS DE AÇÃO

“Cada um dos escoteiros da Patrulha tem uma função designada pelo Conselho da Patrulha, segundo as capacidades e necessidades desta. A função se compõe de um cargo permanente e de um posto de ação provisório. Os principais são: - secretário: Faz as atas do Conselho de Patrulha; mantém em dia o histórico da patrulha, o álbum de todos, desenhos e recordações da patrulha, os jogos,, danças e a coleção de cantos da Patrulha. Enfim, mantém a tradição. - tesoureiro: Administra a xaixa da Patrulha; recolhe os donativos e cotas. Cuida do livro caixa, onde se registram as contas de entradas e gastos da patrulha. Controla os gastos, dando seu parecer justo sobre os projetos de gastos. Presta contas ao Conselho de Patrulha da situação financeira e propõe as medidas que deve-se tomar para aumentar o fundo da caixa da patrulha. - almoxarife: Assegura a conservação e cuidado de todo o equipamento da Patrulha: móveis, material de campo, de jogo, de primeiros auxilios, ferramentas, material técnico e, cuida com que seja tudo devolvido, depois de retirado e ocupado. Pode ter um ajudante. - bibliotecário: Guarda e cuida da conservação dos livros da biblioteca da Patrulha. Organiza o sistema de retiradas entre os escoteiros. Compra livros novos, interessantes, cuja aquisição se submete ao Conselho de Patrulha.

Outros A cada cargo de patrulha corresponde uma verdadeira missão e responsabilidade. Se faz falta, se criam novos cargos como: Mestre de Cerimônias, Mensageiro, etc. Se põem naturalmente igual aos demais, a disposição do monitor, se este necessitá-los. Os postos de ação, que são provisórios, consistem em desempenhar, as vezes, missões particulares. Os postos de ação que existem na patrulha são: enfermeiro, salva-vidas, cozinheiro, sinaleiro, carpinteiro, observador e pintor.

4 Seu comentário é importante:

Monitor Breno disse...

O Auxiliar falou sobre isso no começo do ano, e depois, não pediu a nenhuma patrulha...Só sei que as tradições da Patrulha Leão, eu possuo.

Unknown disse...

ma sos panteras tem sua traduçao tambem que vou dizer agora GUERREIROS

EVERSON disse...

PATRULHA LEÃO NOSSA TRADIÇÃO E O FEROZ OU OS MELHORES DA REGIÃO

Erley disse...

Esse texto e bem interessante.

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot