TIPOS DE ACAMPAMENTOS

Acampamentos na Montanha

Acampar na montanha oferece variantes que merecem ser mencionadas. A ela chegam grupos em busca de descanso e jovens que se dedicam a realizar travessias passando de um monte a outro, escalando, etc. No primeiro caso com um acampamento base ao pé da montanha não difere de acampamentos comuns, enquanto que no outro está rodeado de facetas tão especiais que o tornam um esporte único em seu gênero.

Acampamentos nos Bosques

Os bosques são um cenário especial para acampamentos coletivos, onde geralmente se montam as barracas em clareiras. Isto além do prazer que proporciona traz algumas vantagens nada desprezíveis. As barracas ficam bem protegidas da chuva e do vento e a lenha abundante nos assegura bom fogo e material para pequenas construções úteis.

Acampamentos Volantes

Em situações em que se efetuarão vários deslocamentos, os acampamentos volantes são ideais. Por sua agilidade, permitem que rapidamente se obtenha os locais, geralmente para pernoites, em que se recuperam as forças para que se continue a jornada. O material deve ser leve, pois, geralmente é levado em mochilas.

Acampamentos Fixos

São acampamentos em que o local deve ser escolhido com especial atenção, já que deve proporcionar conforto e bem estar aos participantes. Ao contrário dos acampamentos volantes, o material é mais pesado, razão pelo qual, quando da escolha dos locais, deve ser dada preferência àqueles localizados próximos a estações ferroviários ou rodoviários, ou ainda próximos a rodovias, já que o transporte do material dificilmente poderia ser carregado elos participantes por distâncias grandes.

Acampamentos Individuais

Para aqueles que querem ter grande independência, a modalidade se oferece como a mais indicada. No entanto, é de se ressaltar que somente devem praticá-la aqueles que tenham grande condição física e desportiva, pois, raramente se conseguiria auxílio em regiões mais afastadas, exigindo um alto grau de auto-suficiência de quem a pratica. O material deve ser leve, já que até a barraca e o saco de dormir deverão ser levados na mochila. O material de cozinha e vestuário também deverão ser criteriosamente dimensionados.

Acampamentos Coletivos

Os acampamentos coletivos organizados geralmente por colégios e outras instituições perseguem normalmente uma finalidade educativa e social. Esta forma de acampamento é ideal para iniciar aqueles que não possuem experiência em acampamentos. É de fundamental importância a escolha do local, que deve reunir as condições necessárias em todos os sentidos. A divisão dos participantes em equipes, a exemplo do que se faz no escotismo, facilita a distribuição de tarefas, para que se obtenha o resultado esperado.

Acampamentos na orla marítima

Em virtude do encanto que o mar proporciona, os acampamentos à beira-mar são os preferidos dos jovens. Todavia para que se evite problemas, é necessário conhecer alguns dos problemas que poderão surgir.

  • Deve-se prever uma boa quantidade de água, que nem sempre pode ser obtida em locais próximos.
  • Nem sempre é fácil obter madeira nas praias, o que dificultará a preparação de alimentos, sendo, pois, aconselhável, que se preveja a utilização de fogões ou fogareiros a gás.
  • A localização das barracas deve ser cuidadosamente estudada, pois além das marés que poderiam subir invadindo o acampamento, a força dos ventos, geralmente fortes nas praias, podem destruir um acampamento. Raramente a areia das praias permitem uma boa ancoragem de espeques e estacas, que devem ser escolhidos entre os mais longos e os previstos para utilização em areia (tipo "Saca-rolhas").

(texto extraído do Curso Técnico Padrões de Acampamento / UEB/região de São Paulo) Editado e ilustrado por Rawny Braz

7 Seu comentário é importante:

Monitor Breno disse...

Sempre Alerta !! Queria acampar em um acampamento na montanha !

Unknown disse...

Eu queria acampar todo do ano seria muito bom...
E quero acampar na orla maritima, deve ser muito bom....

Erley disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erley disse...

Sempre alerta, interessante os vários tipos de como acampar, cada pessoa pode se identificar com algumas dessas formas, já a minha foi a do "Acampamento Volante".

igor menezes disse...

aprendi muito com isso. gostei

EVERSON disse...

AWE GALERA APRENDA OS TIPOS DE ACAMPAMENTO

jailtom disse...

muito legal

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot