Dicas para Utilizar Ferramentas de Corte

       
 Inventados há milhares de anos, os instrumentos de corte sempre foram usados para facilitar a nossa vida. Em acampamentos, é sempre bom ter um canivete ou uma faca para alguma eventualidade. Normalmente, utilizamos instrumentos de Grande porte, tais como o facão e a machadinha. É no acampamento, ou dentro do mato, que se pode andar de faca, facão ou machadinha na cintura, quando eles são necessários.



 Em atividades na cidade, nunca os use na cintura, no máximo um canivete. Além de ser proibido por lei, é perigoso para você e para as pessoas ao seu redor.
        Ao utilizar ferramentas de corte é necessário ter um conhecimento prévio da utilização correta para evitar acidentes. Veja algumas dicas e orientações de uso:




Machado deve ser passado destas formas com a cabeça p/baixo ou p/cima, mas sempre com a lâmina virada para o lado de fora.


Maneira correta de Transportar uma machadinha


Machadinha transporte e passe desta forma sempre com a lamina virada para fora do corpo e o lado contrario de seu acompanhante.




Maneira Correta de Passar Facões ou Facas



Passe a faca/facões desta forma, mas com a lamina do lado de fora, confirme que foi bem pega. 












Importante

Nunca deixe ferramentas de corte espalhadas principalmente no chão

Os facões têm a lâmina comprida, o que facilita a abertura de pequenas trilhas em mata fechada, mas ao manusear um facão tome cuidado, por sua lâmina ser muito comprida ela pode quicar e voltar contra o seu corpo. Os casos de acidentes mais comuns ocorrem nas áreas das pernas.

A machadinha é usada para cortar troncos de médio e grande porte, não é recomendada para pequenas viagens, pois é muito pesada e tem uma função muito específica. Pode ser substituída por um Fio de Serra, que é semelhante a um cabo de aço com argolas nas pontas e é afiado. Sua vantagem é o peso, apenas alguns gramas e o pequeno espaço que ocupa.












5 Seu comentário é importante:

everson disse...

e bom para as pessoas que trabalha na roça na hora de passar o machado para outra pessoa

denys disse...

parabéns alxiliar ,o que vc botou ensinando o jeito de entregar os objetos afiados para um amigo.

Haryel thômas braz santos disse...

é bom saber disso pois no acampamento que tiver já saberei como usá-los

Erley disse...

Muito bom saber.

Ewerton Rosa disse...

Servir de aprendizagem para todos nós.

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot