Leia Sempre Alerta Eletrônico(informativo da UEB)

www.escoteiros.org.br


II Feira Nacional de Projetos Escoteiros - Inscrições abertas!

A II Feira Nacional de Projetos Escoteiros tem o objetivo de compartilhar experiências de sucesso entre os membros do Movimento Escoteiro, oportunizando o contato entre as iniciativas que colaboram para o fortalecimento da nossa instituição, o crescimento de seu efetivo e o reconhecimento junto à comunidade local.

Os projetos selecionados permanecerão expostos durante o XVII Congresso Escoteiro Nacional, entre os dias 29 de abril e 1º de maio de 2011, em Brasília - DF.

Os trabalhos devem ser enviados para o Escritório Nacional da UEB até o dia 7 de março de 2011. A ficha de inscrição e maiores informações, você confereclicando aqui.


VI ENED

O 6º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes – ENED, ocorrido de 29 a 31 de outubro na cidade de Carpina, em Pernambuco, contou com a presença de cerca de 100 adultos voluntários do Movimento Escoteiro provenientes de sete Regiões (BA, CE, MA, PB, PE, PI e RN).

Sob a coordenação do Diretor de Gestão de Adultos da UEB-PE, Alexandre Scanoni da Silva, desenvolveu-se uma programação de palestras sobre os seguintes temas: O adulto do ME e sua eterna busca pela capacitação; Gestão Financeira; Jogos e canções; O Escotismo Social e o apoio do poder público.

Também esteve presente no evento o Representante da Área Geográfica Nordeste junto ao CAN, Bráulio André Dantas da Silva, que apresentou palestra sobre o Projeto Nordeste, bem como o Gerente de Métodos Educativos da UEB, Luiz Cesar Horn, e o Gerente de Projetos, Manoel Salles, que apresentaram durante toda a manhã do sábado, respectivamente, palestras sobre o Programa Educativo e sobre o SIGUE – Sistema de Gerenciamento de Unidade Escoteira.

Destaque especial para o Fórum de Jovens Líderes, que ocorreu sob a orientação de Igor Martins Pinheiro, do Núcleo Regional de Jovens Líderes do Ceará, que congregou participantes de todas as Regiões presentes.


Rio Grande do Sul sedia Curso de Formadores Nível-1

Entre os dias 12 e 15 de novembro formadores de várias regiões do país participarão do Curso de Formadores Nível 1. O curso é promovido pela Direção Nacional da UEB com o apoio local da Região Escoteira do Rio Grande do Sul. O evento acontecerá no Campo Escola Escoteiro Dr. João Ribeiro dos Santos, em Viamão, Rio Grande do Sul com a participação de 30 pessoas.


Escoteiros do Mundo nas ondas do Rádio

O 53º JOTA - JAMBOREE NO AR foi realizado entre os dias 15 e 17 de outubro. A edição deste ano foi mais participativa que nos anos anteriores e contou com a presença de muitos estados do Brasil e inúmeros países em todo o mundo. O JOTA é uma atividade mundial, promovida pela WOSM – Organização Mundial do Movimento Escoteiro, e no Brasil é promovido pela União dos Escoteiros do Brasil.

O evento proporcionou para que todos os jovens falassem “via rádio”, utilizando as estações de nossos grandes colaboradores radioamadores. Um verdadeiro show de participação e entusiasmo, envolvendo lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros, chefes, pais e participação de bandeirantes e coordenadores da FBB - Federação de Bandeirantes do Brasil.

Pelo site www.jotabrasil.qsl.br houve a distribuição da programação para os Ramos, além de experiências muito interessantes sobre o aquecimento dos polos, para as quais contamos com a ajuda de entidades internacionais, representadas junto à UEB pela pesquisadora Miriam Hebling Almeida, da APECS – Associação de Pesquisadores em Início de Carreira.

Muitos grupos participantes já fizeram seus weblogs em www.jotajoti.org. Vale a pena entrar e conferir!

4 de novembro de 2010 - 86 anos de fundação da UEB

Neste mês, mais especificamente no dia 4, a União dos Escoteiros do Brasil celebra seus 86 anos de fundação.

Nesses 86 anos, milhares de pessoas foram importantes para o desenvolvimento do Escotismo no Brasil, sendo provável que, ao citar alguns nomes, acabemos cometendo
algum tipo de injustiça, ao esquecer de outros.
A rigor, cada um de nós tem na lembrança (e no coração) uma ou mais pessoas que considera que foram fundamentais na história da UEB, mas, seja como for, não podemos deixar de citar o nome do Almirante Benjamin Sodré (nosso saudoso Velho Lobo), que foi o principal articulador da criação da UEB, aglutinando as associações escoteiras então existentes para formar uma só associação, a nossa querida UEB.

Para uma melhor compreensão da história da UEB (até o final da década de 50) e para conhecer alguns nomes relevantes dessa história (e pouco conhecidos entre nós atualmente, como Enéas Martins Filho, da Federação dos Escoteiros Católicos, e Erasmo Braga, da Associação Brasileira de Escoteiros), recomendo, com entusiasmo, a leitura do livro “A Escola de Baden-Powell” (Ed. Imago), do Prof. Jorge Carvalho do Nascimento.

Enéas Martins Filho lutou para a organização da UEB como associação voluntária e foi bastante enfático no sentido de que o Escotismo somente poderia atingir suas verdadeiras finalidades quando seus métodos fossem verdadeiramente compreendidos e aplicados e quando deixasse de ser uma caricatura da vida militar. Segundo Enéas, “o escotismo confiava em qualquer menino, fosse quem fosse, viesse de onde viesse, para transformá-lo no próprio autor do seu aperfeiçoamento. Não visava este ou aquele aspecto abstrato da personalidade infantil, mas o ser integral, composto de atividade, afetividade e inteligência”.

Enéas, reiteradas vezes expôs as razões pelas quais a instituição era contrária ao Escotismo de Estado: “o sucesso completo, favorecido em parte pelas condições extra-escolares em que se processa, cabe, sem dúvida, ao Escotismo, nos países que o souberam aplicar e compreender (Inglaterra, França, Suíça e Portugal), tal como foi idealizado pelo fundador do movimento e que não o transformaram em uma organização pré e para-militar, como acontece na Alemanha e na Itália, ou numa imitação grotesca da vida militar, como, infelizmente se nota, em geral entre nós.”

Erasmo Braga era ligado à ABE e as viagens que fez em nome dessa instituição, na primeira década do Escotismo no Brasil, também foram muito importantes para a organização do movimento no nosso País.

Para se ter uma ideia, no Estado do Espírito Santo, o Escotismo chegou em 14 de junho de 1915, com a Associação de Boys Scouts de Vitória, fundada pela Missão Batista daquele Estado, sob a liderança do reverendo Loren Reno. A referida Associação filiou-se diretamente à Boy Scouts of América. E somente tomamos conhecimento disso quando, em 1916, Erasmo Braga, em visita à BSA, foi informado a respeito do seu funcionamento.

O livro do Prof. Jorge tem sido o meu “livro de cabeceira” e tem me ajudado a compreender a UEB, tal como ela se apresenta hoje, com as diversas “culturas escoteiras” que vivem simultaneamente, culturas essas que precisamos compreender e saber respeitar, se em linha com os nossos Fundamentos e com a nossa legislação.

Nesta singela mensagem, cabe à Direção Nacional somente agradecer a todos que fizeram e fazem parte desses 86 anos e que tornaram possível a milhares de jovens vivenciar o Grande Jogo do Escotismo, ajudando a construir a UEB, que, em janeiro próximo, terá a satisfação e a honra de sediar o Fórum Mundial de Jovens Líderes e a Conferência Mundial Escoteira, recebendo as principais lideranças escoteiras do mundo.

Grato, grato, gratíssimo!!!

Forte abraço,

Rubem Tadeu C. Perlingeiro

Diretor Presidente da UEB

Relatórios do Mutcom Mostram sucesso do evento

A coordenção do XII Mutirão Nacional de Ação Comunitária recebeu os primeiros relatórios enviados pelos Grupos Escoteiros participantes, e uma análise preliminar mostra o grande alcance social da atividade.

Até o momento foram recebidos 41 relatórios, com a participação de 53 Grupos Escoteiros, descrevendo as atividades realizadas dentro do tema - Limpo de Corpo, Alma e Drogas, focando a promoção da saúde física e mental, e principalmente o combate ao uso de drogas.

Desses primeiros relatórios podemos resumir que o Mutirão de Ação Comunitária foi realizado em quinze Regiões Escoteiras, sendo o maior número de Grupos Escoteiros da Região de São Paulo, envolvendo um total de 1.518 membros do Movimento Escoteiro, de todos os Ramos, atingindo diretamente 11.828 pessoas da comunidade, entre crianças, jovens e adultos.

I Encontro Nacional de Comunicação Escoteira

Durante o período de 09 a 11 de Outubro ocorreu em Guarulhos o I Encontro Nacional de Comunicação Escoteira. O evento contou com a participação de 27 representantes das regiões de SP, MG, DF, GO, RJ, RN e RS.

O principal objetivo do evento era o desenvolvimento de uma rede de Embaixadores da Marca & Imagem Escoteira e a reverberação nacional dos conhecimentos compartilhados durante os três dias do evento.

Além de capacitações, debates e consultas promovidos pela Equipe Nacional de Comunicação & Imagem, os participantes tiveram a oportunidade de participar de duas palestras com experts convidados. Thiago Kanyo, Diretor de Canais da Claro discutiu sobre público-alvo. Já George Homer, presidente da Retail Design Institute no Brasil e sócio da GH & Associados apresentou conceitos de visual merchandising aplicadas às Lojas Escoteiras.

Abertas inscrições para participar na Conferência Escoteira Mundial como observador.

Pela primeira vez na história as lideranças do Escotismo Mundial se encontrarão no Brasil.

Desde que fomos eleitos, em 2005 na Tunísia, um grande time de voluntários e profissionais vem trabalhando para fazer desta a melhor Conferência Escoteira Mundial já organizada.

Esperamos participar com uma grande delegação, formada pelos delegados da UEB e os participantes inscritos como Observadores.

Aproveite, as inscrições para observadores estão abertas até o dia 30 de Novembro.

Escoteiros do mundo todo em um só lugar!

Nos dias 16 e 17 de outubro milhares de escoteiros participaram do JOTI - Jamboree na Internet. O JOTI é o maior encontro virtual de escoteiros que se reunem para comemorar a Fraternidade Escoteira Mundial.

Em 2010 o encontro contou com a participação de 10.008 participantes de todas as Regiões do Brasil em 892 bases. Durante o fim de semana foram trocadas em torno de 54.900 mensagens e 19.000 posts nos blogs das bases. Além de realizar as tarefas do JOTI, os participantes do encontro contribuíram respondendo a um questionário da área de Comunicação e Imagem da UEB.

Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

4 Seu comentário é importante:

chicodebido disse...

parabéns para ueb união dos escoteiro brasil que comemorou 86anos .como e meus colegas tem nosso registro parabéns para a que não tem faça e muito bom

igor felix frr disse...

86 anos! é muita história e teve o joti onde milhares de escoteiros conversaram num só lugar!

denys(tais) disse...

86 anos muito importante para o escotismo, eu fasso parte de um grande grupo escoteiro do brasil, e eu tenho orgulho por isso
sempre alerta!!!

Erley disse...

Parabéns "UEB" pelo seus 86 anos de muita história.

Postar um comentário

Tema UEB 2017

Tema UEB 2017

Scouts for World

U.E.B

 
Powered by Blogspot